quarta-feira, 25 de junho de 2014

8A.4- Turismo em Portugal

Potencialidades do motor econômico em Portugal

A importância estratégica do sector do turismo na economia portuguesa é inquestionável. Tratando-se de um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa, o sector do turismo é responsável por cerca de 10% do produto interno bruto, 8% do emprego e assume-se como o principal sector exportador nacional, com receitas externas de 8,6 mil milhões de euros. Portugal apresenta um conjunto de potencialidades como destino turístico, sendo reconhecido internacionalmente pelo seu clima, praias, paisagens, gastronomia, vinhos e hospitalidade. Aparentemente, o sector do turismo tem conseguido explorar essas potencialidades, uma vez que a reputação e notoriedade de Portugal como destino turístico de referência a nível mundial tem vindo a consolidar-se de forma sustentada. Prova disso, são os diversos prémios atribuídos por entidades internacionais relacionadas com o turismo que elegem Portugal, por exemplo, como melhor destino mundial 2013 (Globe Spots), Lisboa como segundo melhor destino turístico da Europa e melhor destino europeu de cruzeiros 2012 (European Travel Awards eWorld Travel Awards), o Algarve como melhor destino de golfe e melhor destino de praia da Europa (World Travel Awards) e Porto como melhor destino da Europa 2011 (European Travel Awards). Porém, o sector do turismo português também apresenta as suas limitações, sendo a mais evidente a elevada dependência do turismo sazonal, mais propriamente do turismo de Verão.De facto, as vagas de turistas estrangeiros que invadem as principais regiões turísticas portuguesas nos meses mais quentes do ano, contribuem decisivamente para impulsionar a criação de riqueza e emprego temporário em diversas áreas de actividade, como a restauração, hotelaria e comércio tradicional. Paralelamente, observa-se ainda uma concentração da oferta turística nas regiões do Algarve, Madeira e Lisboa, em detrimento de outras áreas de elevado potencial que poderiam vir a funcionar como ofertas alternativas.































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