sexta-feira, 27 de junho de 2014

8A.2-Os destinos Turísticos

Egipto 



Situado em dois continentes: a maior parte do território encontra-se no nordeste de África, na Ásia na Península do Sinai. Os dois sectores estão separados pelo o mar vermelho e pelo o canal de Suez. 
10% da superfície abrange o vale e o Delta do Nilo. O rio é enorme e entra no país vindo do Sudão, emoldurado por uma zona rochosa a leste e a oeste uma zona fértil. O curso do rio alarga de sul para norte e desagua no Mediterrâneo com 160 Km de comprimento e 240 de largura. A leste entre o Nilo e o mar vermelho encontra-se um dos deserto da Arábia, chamado Deserto Oriental.


Guiné Equatorial





República da Guiné Equatorial na África ocidental e um estado formado por uma parte insular (as ilhas de Bioko, Annobón, Corisco, Elobey Grande e Elobey pequeno situados no golfo da Guiné) e um setor continental (Mbini , antes rio Muni). As ilhas são origens vulcânicas e têm terra muito fértil.  O país tem um clima equatorial, com chuvas e temperaturas elevadas.

Angola 





A República da Angola é um estado do sudoeste de África, com costa para o Oceano Atlântico e, cujo o território também compreende o em claro de Cabinda que está situado entre a republica do Congo, a República  Democrática do Congo e o Oceano Atlântico. A costa plana estende-se para Oeste, com uma largura que oscila entre os 50 e 150 Km.
Os rios mais importantes são: Cuanza, o Cunene ou Cuango e o Cubongo. O clima é geralmente tropical, temperado pela corrente fria de Benguela.



África do Sul 




A República da África do Sul é um estado de África meridional com costa nos oceanos atlântico e índico. No relevo sul africano destaca-se pelo extenso planalto que vai ocupar  grande parte do país ; apresenta uma inclinação geral para oeste, com altitudes que oscilam entre 900 e 1800 metros.

National Geographic, Atlas 
África II
Volume:7




Marrocos 


É uma monarquia do noroeste de África, com costas no Mediterrâneo e no Oceano Atlântico. O território tem uma altitude média de 800 metros. A cadeia de montanhas divide-se em três setores: Atlas médio, Grande Atlas ou Alto Altas ( onde o monte Tousbkal ergue-se a 4.165 metros, a maior altitude do país) e o Anti-atlas.

Vegetação e clima
Marrocos tem, nas costas das suas montanhas, grandes florestas de sobreiros, azinheiras, zimbro, pinheiros, cedros e abetos.
O clima é subtropical, temperado no Verão devido à influência marítima. No interior os Verões são mais quentes e os Invernos mais frios. As chuvas são abundantes no Inverno na zona noroeste do país.
A agricultura é um dos pilares da economia marroquina, apesar de só serem cultivados 22%. As principais culturas são: trigo, cevada, milho, batatas, uvas, cana-de açúcar e beterraba açucareiro. O gado conta com ovinos, caprinos, bovinos, aves de capoeira, equinos e camelos. As florestas fornecem cortiça e madeira para combustível. A pesca é importante como no Mediterrâneo como no Atlântico, são capturados: atum, cavala, sardinha, anchovas e marisco.

Indústria
 Os fosfatos são a maior riqueza mineral de Marrocos, destacam produtos com o ferro, carvão, manganésio, chumbo e zinco.
As principais indústrias de pequeno porte são química, a refinação de petróleo, materiais de construção, têxteis, calçado e alimentos elaborados.

População
Atualmente há 65% de árabes, 33% de berberes e 2% de outras origens. Uma percentagem de 55,9% da população marroquina que vivem em cidades e aldeias.

Cabo Verde 


Situado a oeste do ponto mais ocidental da África Continental. O relevo é de modo geral montanhoso: a maior altitude é o Pico Cano com 2.829 metros e um vulcão ativo que ergue-se na ilha do Fogo. A sua capital é a Praia, com uma área de 4.033 km². A População é de 472.000(est. 2004) com uma densidade de 117 hab/km².

São Tomé e Príncipe
Situado a cerca de 200 km da costa Ocidental da África, na baía de Biafrado Golfoda da Guiné. A sua capital é São Tomé com uma área de 1.001 km², população de 164.000 (est. 2004)e a sua densidade é de 164 hab/km². A altitude máxima é o Pico de São Tomé com 2.024 metros.
O clima do arquipélago é tropical, com estação seca em junho e outubro.

National Geographic Atlas
África I
Volume: 6

Islândia 




Com a forma de uma enorme meseta que tem uma altitude média de 500 m, a ilha da Islândia é a base física do estado mais ocidental da Europa. O território é de origem vulcânica. Uma cadeia montanhosa onde nascem os principais rios, atravessa a ilha de leste para oeste.


A natureza vulcânica marca uma boa parte da vida económica e social do país, pois os vulcões e os géisers são fonte de energia e atração turística.


Suécia




O reino da Suécia é o estado da maior superfície da península escandinava. O seu extenso litoral (7624 km) apresenta uma verdadeira muralha de ilhas e ilhotas junto da costa.


Os principais rios, klarälven, Torne, Daläven e Ume, situam-se na zona setentrional do país e desaguam no mar Báltico, formando grandes estuários. A Suécia faz parte da União Europeia, embora não da zona Euro.

Noruega





A Noruega é o estado encabeçado por uma monarquia constitucional, está situada na península escandinava e é o país setentrional da Europa. O seu território é atravessado de norte a sul pelos montes escandinavos (1.619 km) que formam a fronteira com a Suécia.
A costa atlântica oferece uma paisagem de milhares de ilhas e fordes, estreitos braços de mar encaixados em penhascos.

National Geographic, Atlas
Europa I
Volume 1


Rússia 





Abrange a Europa Oriental e o Norte da Ásia até ao Pacífico Norte. A sua capital é Moscovo com uma área de 17.075.400 km² , a sua população é de 145.184.900 hab ( censo 2002) e a sua densidade é de 9 hab/km².

Vegetação e clima
Com as diferentes latitudes deste país determinam os tipos de vegetação. Na zona artica reina a tundra, com solos pobres, sempre gelados e cobertos de musgos e líquenes. O clima é marcadamente continental com fortes oscilações térmicas. 

Agricultura
Devido aos problemas políticos e a falta de investimentos provocaram uma grave crise na agricultura.

Indústria 
Os recursos minerais russos são colossais: ferro, sauxite, ouro, carvão, cobre, níquel,petróleo e gás natural são os principais produtos, 

Países Baixos 





Situado no território pelicular do noroeste da Europa. A sua capital é Amesterdão com uma área de 41.526 km², a sua população é de 15.863.950 hab (censo 2000) e a sua densidade é de 382 hab/km². A altitude máxima é Valserberg de 321 metros.

Vegetação e clima 
A pobreza das terras e a ação do homem aliaram-se para que quase nada reste das antigas e frondosas florestas de tipo Atlântico formadas por faias, carvalhos, sétulas, freixos e salgueiros. 

O clima é do tipo atlântico quase sem modificações dado o reduzido território e a ausência de elevações.

National Geographic, Atlas 
Europa II
Volume 2

Sem comentários:

Enviar um comentário